Jornal Latino

What's Hot

Saiba o que significa ‘lagartear no sol’ e conheça os benefícios da tradição gaúcha para a saúde

Table of Content


Nutricionista explica os benefícios de “lagartear no sol”
A paixão do gaúcho no inverno traz um bem-estar instantâneo, mas também faz bem pra saúde do corpo. A semana foi de frio intenso e de tempo firme no Rio Grande do Sul, uma oportunidade perfeita para “lagartear”.
Com o céu aberto, o hábito ganha ainda mais espaço na rotina de quem busca aproveitar os momentos ao ar livre.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Basicamente, a tradição regional consiste em se expor ao sol para relaxar, assim como os lagartos fazem. A cena quase sempre vem acompanhada da bergamota, como é chamada no RS, a mesma fruta que em outras partes do país atende por nomes como tangerina ou mexerica.
A reportagem conversou com a nutricionista Kyzzy Barcelos Barbosa Rodrigues para entender quais os benefícios da tradição para o organismo. Confira:
Vitamina C e D
Tangerina também é conhecida como mexerica, bergamota e carioquinha
Fábio Tito/g1
Comer bergamota no sol auxilia na produção de duas vitaminas importantes: ‘C’ e ‘D’.
De acordo com a nutricionista, a bergamota é rica em nutrientes e importante fonte da vitamina C, que atua no sistema imunológico e auxilia na absorção do ferro. Já o sol é um elemento importante para produção de vitamina D no corpo humano.
Envelhecimento e intestino
A fruta auxilia no trânsito intestinal por ser rica em fibras, ajudando também na sensação de saciedade.
Ela é rica em compostos antioxidantes como os carotenoides, que previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico.
Exercícios
A bergamota também é aliada de quem pratica exercício físico, segundo a especialista.
O potássio da fruta auxilia no funcionamento do músculo e no controle da pressão arterial. Por isso, ‘lagartear’ antes de praticar um esporte, por exemplo, é uma fonte de energia extra para o treino.
“É necessário consumir com antecedência, porque a bergamota é rica em fibras também, então se tu comer fibras e logo em seguida fazer uma atividade física vai fazer com que o intestino funcione mais rápido, então é ideal que se consuma com antecedência”, comenta a nutricionista.
Dica: para depois do almoço
A dica da nutricionista Kyzzy é lagartear depois do almoço, o que intensifica a absorção dos nutrientes.
Como a bergamota é uma importante fonte da vitamina C, auxilia na absorção de alguns nutrientes como o ferro.
“É imprescindível que a gente consuma a fruta de forma integral, evitando sucos porque os sucos vão aumentar a questão do açúcar da fruta, então se a gente comer elas com as fibras a gente vai evitar os picos de glicemia então vai ter um controle da glicemia se consumir ela inteira”, afirma a especialista.
Além disso, lagartear é fonte de prazer e pode auxiliar no controle do estresse. A nutricionista explica que a casca da fruta é rica em óleos essenciais, o que ajuda a gerar uma sensação de bem-estar e reduzir a ansiedade.
A nutricionista Kyzzy Barcelos recomenda lagartear após o almoço para intensificar a absorção de nutrientes
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

admin

wp@jornallatino.supersites.top https://jornallatino.supersites.top

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent News

Trending News

Editor's Picks

O paradoxo dos impostos na América Latina: quem tem menos paga mais

Grosso da arrecadação na América Latina é bancado pelos mais pobres, aponta Oxfam Eva Usi/DW Ao priorizar a tributação do consumo em vez da renda, governos da região perpetuam a desigualdade, em vez de reduzi-la, apontam especialistas. Os impostos financiam escolas, hospitais, estradas e aposentadorias e, em teoria, também deveriam ajudar a diminuir as desigualdades....

NE

News Elementor

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Popular Categories

Must Read

©2024- All Right Reserved. Designed and Developed by  Blaze Themes