O torcedor do Manauara que acompanha a caminhada do clube no cenário nacional vive uma sensação de déjà vu. A liderança de chave na primeira fase e a vantagem no jogo de ida do primeiro mata-mata da Série D não são por acaso: o “Robô da Amazônia” está repetindo um feito raríssimo que já havia desenhado em 2024.
No último domingo (21), o Manauara deu o primeiro e firme passo para manter esse roteiro impecável ao bater o Independência-AC por 2 a 0 em plena Arena da Floresta, em Rio Branco. A equipe comandada por Paulinho Kobayashi jogou com a maturidade de quem não quer apenas igualar o passado, mas superá-lo. Agora, o clube pode perder por até um gol de diferença no Ismael Benigno, a Colina, que ainda assim avança.
Manauara venceu o Independência-AC por 2 a 0 no jogo de ida Série D
Sueli Rodrigues
Fantasma de 2024 e o novo desafio regulamentar
Falar daquela campanha histórica de 2024 traz orgulho, mas também serve de alerta. Há dois anos, o Manauara terminou a fase de grupos com a melhor campanha geral da competição (10 vitórias e 4 empates) e passou pelo primeiro mata-mata de forma invicta. A primeira derrota da história do clube no torneio veio justamente nas oitavas de final, diante do Retrô-PE (por 2 a 0). No jogo de volta, o Robô devolveu o placar, mas acabou caindo nos pênaltis.
A grande diferença para 2026 está no tamanho do desafio. Com a reformulação e o novo regulamento da competição, o caminho até o tão sonhado acesso ganhou uma fase a mais de mata-mata, tornando o funil da Série D ainda mais estreito.
Força da campanha: o peso de ser novamente invicto
O Manauara carimbou o passaporte para esta segunda fase ostentando o status de um dos quatro únicos times ainda invictos em toda a Série D (ao lado de Gama, Iguatu e Guaporé – este último já perdeu no jogo de ida do mata-mata). O resultado em Rio Branco fez o time estender sua sequência invicta para 11 partidas na temporada atual.
Essa estabilidade tática é o grande trunfo para que o time não oscile no momento decisivo e consiga avançar para os duelos seguintes com a vantagem de decidir em Manaus.
Em 2024, Manauara foi eliminado pelo Retrô
Luan Tavares / Retrô FC
Raio-X do Manauara no 1º mata-mata
Confira o retrospecto do Robô da Amazônia nesta fase específica da competição nacional:
Série D 2024 (vs. Tocantinópolis-TO): Empate por 0 a 0 fora de casa no jogo de ida; vitória por 5 a 2 na Colina no jogo de volta. Status: Classificado (Seguiu Invicto).
Série D 2026 (vs. Independência-AC): Vitória por 2 a 0 fora de casa no jogo de ida; decisão na Colina no próximo domingo. Status: Em vantagem (11 jogos invicto).
Foco na volta
O reencontro com o Independência-AC acontece no próximo domingo (28), às 16h30 (de Brasília), no Estádio da Colina. Mantendo o espírito copeiro e a invencibilidade, o Robô tem tudo para dar mais um passo na sua consolidação nacional.


